Tarareba Contos de Passado e Futuro

domingo, 21 de julho de 2013

Classicamente, diz-se que um conto se define pela sua pequena extensão. O conto tem uma estrutura fechada; é direto, objetivo. Tarareba, mangá lançado recentemente pela editora Sampa nada mais é do que uma coletânea de belíssimos contos ilustrados.


            Eu não sou um bom conhecedor de mangás, apesar de ser um grande admirador das histórias em quadrinhos japonesas e conhecer diversos títulos. Sei mais que a maioria dos leigos, mas não tenho conhecimento o suficiente para discutir o tema com um bom otaku (pra quem não sabe, otaku é um termo usado pra designar fãs de animes e mangás).
            Uma das coisas que dificulta, pelo menos pra mim, a compra de mangás é o grande número de edições. Mangás de sucesso, como Naruto e One Piece, já passaram da edição 50, e não tem previsão de término. Some essa infinidade de volumes a uma variedade de ótimos títulos. O resultado pode levar qualquer um à "falência". O que me chamou a atenção em Tarareba foi justamente o fato do mangá ser volume único, e a sinopse da história. 
            Tarareba é um mangá criado por Kyo Hatsuki, a mesma autora das comédias eróticas Love Junkies e Inu-Neko. Eu, particularmente, nunca cheguei a ler nenhuma dessas obras, mas esses mangás de comédia erótica fazem bastante sucesso no Japão. Apesar das outras publicações da autora no Brasil serem todas desse gênero de comédia erótica, Contos de Passado e Futuro foge totalmente dessa premissa. A história parte daquele desejo, daquela vontade que praticamente todo mundo um dia já teve: voltar no tempo. Seja para reviver algum momento especial ou consertar algum erro que cometeu e assim mudar o futuro. Em Contos de Passado e Futuro isso é possível graças a duas simpáticas deusas. A divertida Rinka e a séria Hiten estão sempre dispostas a dar uma nova chance para quem precise. Porém, há um alto preço a ser pago: a segunda coisa mais importante para cada um que as procura. Cabe a cada um a responsabilidade de mudar seu destino da forma mais correta quando voltar no tempo. O mangá é dividido em cinco capítulos fechados, cada um contando um caso de pessoas que desejaram voltar ao passado e foram atendidas pelas deusas Hiten e Rinka.
            Eu fui pego de surpresa por esse título. Esse tipo de história, envolvendo viagens no tempo pra mudar o futuro, pode levar a criação tanto de obras primas, como de grandes fiascos, repletos de clichês. Felizmente, faltou muito pouco para Tarareba ser considerado uma obra prima, pelo menos pra mim. Cada um dos contos é simples e curto, não havendo muito tempo para o desenvolvimento dos personagens. Mas isso em momento algum é um defeito. Pelo contrário, dinamiza a leitura. Além disso, a forma pela qual eles nos são apresentados facilita esse entendimento dos personagens, sem precisar de páginas e páginas de explicação. Cada uma das histórias passa um tipo diferente de mensagem, explorando pessoas com diferentes personalidades. Os contos fogem dos clichês, e alguns deles são de uma beleza ímpar. Alguns dos capítulos me fizeram parar mesmo pra pensar.
            Enfim, Contos de Passado e Futuro é uma boa pedida pra pessoas em busca de uma boa história, simples e curta, que também os leve a pensar. A edição da Sampa é muito boa, e sai por apenas R$12,90. Como o mangá é de maio, provavelmente já foi recolhido na maioria das bancas, mas ainda é fácil de achar na internet. Fica a dica.

1 comentários:

Paulo Rennes Marçal Ribeiro disse...

Estou aprendendo muito com o Blog de Padu Aragon. E este texto sobre o mangá Tarareba é muito esclarecedor para gente como eu, que não descobriu o prazer de ler pelos mangás, mas que hoje tem acesso a eles por causa dos filhos. Mais uma oportunidade de Padu demonstrar seu talento literário.

Postar um comentário

Blog contents © Portfólio da Vida 2010. Blogger Theme by Nymphont.