Os Três Mosqueteiros

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O desejo de ler 'Os Três Mosqueteiros' é recente. Conhecia algumas adaptações, mas nunca tive a chance de conhecer o verdadeiro enredo. Apaixonado por livros, comprei o texto integral, e a leitura foi bem mais do que eu esperava.
Os Três Mosqueteiros é o romance histórico de maior sucesso do escritor francês Alexandre Dumas.
A história enfoca a saga do jovem D'Artagnan, que parte de sua pequena cidade natal para tentar a vida em Paris, com o objetivo de entrar para a o corpo de mosqueteiros do rei.
Ao chegar a Paris, D'Artagnan conhece, de forma totalmente inesperada, Athos, Porthos e Aramis, leais mosqueteiros do rei que o ajudarão em suas aventuras contra uma série de conspirações encabeçadas pelo Cardeal Richelieu – o antagonista principal -, dando assim início a uma sólida amizade que possui como lema a famosa frase "Um por todos e todos por um."
Com uma narrativa em terceira pessoa, é um livro cheio de detalhes. E o mais importante: esses detalhes não tornam a leitura cansativa.
Os personagens são encantadores, cada um com uma característica pessoal com a qual você acaba se identificando. D’Artagnan, nosso personagem principal, é um jovem corajoso, perspicaz. Athos, o mais velho dos mosqueteiros, é reservado e um líder de natureza. Porthos é o mais vaidoso, sempre querendo se exibir para todos. Aramis é muito religioso e inteligente.
O contexto histórico retratado é um dos pontos que merece destaque. Como o livro se passa no começo do século XVII, os costumes são totalmente diferentes. As intrigas políticas, amorosas ou religiosas são as principais causas dos problemas na Europa nesse século. Dumas as descreve com extrema destreza.
O único defeito para mim foram momentos, breves, devo dizer, em que a narração se passou um pouco arrastada devido à falta de visualização do cenário, uma vez que há muitas referências sobre as ruas de Paris.
Não apenas um livro de ação, o romance possui uma excelente trama, com reviravoltas e mistérios sendo lançados e resolvidos a todo momento. Mesmo muito extenso, 788 páginas, terminei a leitura com gostinho de quero mais, muito mais.

1 comentários:

Andressa Feijóo disse...

Owwwn! Eles são uns fofos! Nunca li, mas conheço a história. E assisti O Homem da Mascara de Ferro. Que por sinal eu amo! Eles são muitos fofos! O D'Artagnan principalmente!
Deve ser muito bom de ler, mas é tanta pagina que me da preguiça ahahaha

Postar um comentário

Blog contents © Portfólio da Vida 2010. Blogger Theme by Nymphont.